A empresa não irá alcançar todas as pessoas que deseja com os custos que pretender ter. Um bom marketing exige estratégia e dinheiro, quanto melhor a estratégia menos dinheiro será necessário. A indicação tem várias vantagens, começando por ser um marketing gratuito.
Quando a empresa começa a aparecer, ela é apenas uma marca para os possíveis clientes, nada muito além de um nome e um logotipo. Ao longo do tempo, as pessoas alcançadas começam a notar os produtos, mas ainda não podem definir a qualidade do que está sendo oferecido. Por causa disso, irão preferir realizar as compras em empresas já conhecidas, onde têm mais familiaridade e confiança.
Confiança e elo emocional
Investir em promoções e eventos é uma boa estratégia, isso irá tornar a empresa mais visível ao público. Fazer parcerias e ter outras empresas que indiquem o produto é excelente, mas ainda mais eficiente que isso, é ter clientes que façam essa indicação. Falar o quanto o produto ou o serviço tem qualidade para um amigo gera confiança na marca.
A confiança que se tem no amigo é transferida para o produto, que pode até se tornar um elo de ligação entre os dois e ter um valor emocional. Sabemos que muitas pessoas compram com base em suas emoções, por isso a indicação de outro cliente é muito mais relevante para o possível comprador do que a propaganda do produto realizada por um vendedor, ainda que ela seja fiel. Porque, a indicação de alguém conhecido carrega uma carga emocional, que será direcionada ao produto.
Obstáculos para vender
Um bom comentário pode trazer clientes, assim como um mal comentário afasta outros. Para ver a influencia de um comentário, basta ir em sites de vendas e olhar os comentários dos produtos. As pessoas tem mais resistência em comprar produtos que ainda não foram comentados ou desistem de um produto que queriam só por um comentário ruim. Então, a falta de indicação é um obstáculo tão importante quando uma oposição.
Alcançar o público alvo também é um desafio. O cliente irá se relacionar com outros que tem o mesmo perfil, por isso a sua indicação poderá ser o melhor marketing. Para isso, pode ser bom investir em vantagens e descontos que tornem o produtos mais atrativos, afinal o cliente tende a indicar os produtos ou serviços que superem suas expectativas.