Para saber como usar o tráfego pago para anunciar o programa de fidelização e ter bons resultados, leia esse artigo até o final. Aqui você vai aprender a observar algumas coisas que só se aprende com o tempo. Aproveite esse artigo como uma oportunidade de atalhar caminhos.
O que é tráfego pago?
Se trata de investir em anúncios publicitários online para atrair o público ao seu negócio, seja para vender mais ou para fortalecer a sua marca com a presença dela em todo lugar. A plataforma mais utilizada para fazer isso é o Google Ads, mas também existem outras menores.
Para fazer esse tipo de Marketing, uma equipe especializada não é necessária e, provavelmente, não ajudaria muito. Isso porque não existem técnicas que garantam a conversão. Uma equipe de marketing será necessária apenas se a empresa não conseguir dar conta desse processo devido ao seu tamanho e necessidades.
Como ele funciona
É preciso optar por um método de pagamento. Existem duas formas: (1) pagar por cada clique que receber, chamado CPC ou (2) pagar por quantas vezes o seu anúncio aparecer ao público, chamado CPM. O primeiro método é indicado se você deseja aumentar o tráfego da página. O segundo método é mais indicado para quem quer aumentar sua presença online.
Após fazer sua escolha, é preciso ter clareza de quem é seu público alvo para continuar. Além de escolher interesses, localização e essas características, é muito importante definir bem as palavras negativas. As palavras negativas são aquelas que você não quer que tenham relação com seu negócio. Por exemplo, se você presta apenas serviço particular, é importante colocar a palavra “plano” e “grátis” como negativas.
A parte mais frustrante do tráfego pago é a quantidade de tentativas necessárias até conseguir atingir o público correto da forma correta. Como se não bastasse, o tempo gasto, muito dinheiro também pode ser gasto com poucos resultados. Essa forma de marketing não se aprende com uma técnica, se aprende fazendo, experimentando, testando. Porém, você pode aprender como tornar isso um pouquinho mais fácil. Veja como a seguir
Como conseguir resultados
O tráfego pago não descarta a necessidade de outras estratégias de marketing, pelo contrário, essa necessidade aumenta. Imagine investir tempo e dinheiro no tráfego pago para o público desistir quando entrar em contato com a empresa por causa de uma comunicação ruim… Você não quer que isso aconteça. Por isso, seu marketing deve estar tão bom como nunca esteve antes.
Um erro que muitos profissionais cometem é não deixar claro qual é o objetivo do marketing para o público. A pessoa que vê seu marketing precisa saber se deve curtir, comentar, entrar com contato, entrar no link do site, comprar… Isso deve ficar evidente de modo que não reste nenhuma dúvida e a reação seja automática.
Estudar SEO é muito importante para o Google entender que seu conteúdo é relevante e também para quais pessoas apresentá-lo. Se seu SEO não for adequado, o Google pode ignorar seu trabalho por entender que ele não é bom ou por não saber para quem mostrá-lo. Além do SEO, é necessário pesquisar quais são os termos mais pesquisados no seu ramo, faça isso observando pessoas de sucesso em suas redes sociais, comparando o que tem mais sucesso ao longo do tempo.