Algumas empresas ainda optam em colocar validade nos pontos ou cashback que oferecem aos seus clientes. Porém, o público tem mostrado uma forte rejeição por empresas que trabalham desta forma.
Quando uma validade é definida, o público pode logo entender que os pontos irão expirar antes que ele os utilize. Desta forma, entendem que serão irrelevantes e optam por não comprar a partir daquele programa de fidelização.
É um grande incômodo ao cliente, abrir seu App ou página do programa de fidelização e ver que seus pontos ou cashback diminuíram, ele pode sentir como se estivesse sendo roubado, mesmo que não esteja. Isso aumenta muito a rejeição.
Pense como seria se você ganhasse um presente. Depois de um tempo, a pessoa que lhe presenteou diz que, devido ao tempo que passou sem uso, deseja o presente de volta.
Por que as empresas colocam validade?
Muitas empresas se comportam desta forma por medo de prejudicar a margem de lucro. Porque, seus líderes podem entender que, ao oferecer muitos benefícios, o público vai resgatar em massa, prejudicando a contabilidade da empresa.
É importante entender que a empresa deve ter um orçamento bem definido e organizado. Para isso, deve contabilizar o programa de fidelidade em marketing de relacionamento, onde o cliente será seu vendedor. Assim, não irá temer os resultados.
É importante ressaltar que apenas uma média de 30% dos clientes realiza o resgate de pontos ou cashback. Isso representa um número baixo e pouco impactante se a empresa estiver minimamente preparada e se ela comparar aos altos custos de marketing tradicionais.
As empresas já estão mudando
Algumas empresas já notaram a diminuição das vendas ao estabelecer prazos para o resgate de pontos. Por isso, em algumas empresas, até mesmo as milhas não vencem mais.
Invés de colocar prazos em pontos ou cashback, na Smartbis você pode definir a validade no voucher e trazer melhores resultados. Assim, quando o usuário ganha o voucher com um prazo para usar, ele já está com o valor em mãos e pode usá-lo ou então doá-lo para algum amigo ou familiar.
Desta forma, o cliente vira seu vendedor. Ele estará indicando a sua empresa para as pessoas ao seu redor e, consequentemente, haverá um aumento de vendas. A pessoa indicada logo perceberá sua loja como algo que a beneficia, desta forma, as chances de retornar são maiores.