Os arquétipos são uma grande ferramenta para se aproximar do seu público-alvo e fortalecer os vínculos com seus melhores clientes. Eles são úteis para construir a personalidade da marca e colocar em evidência quais valores a empresa oferece.
Se você quer que o público entenda qual é a personalidade da sua marca e saiba quais emoções esperar dela, um arquétipo bem definido fará toda a diferença para alcançar esse objetivo. Veja todos os arquétipos e como você poderá usá-los.
Inocente
Desperta no público tranquilidade, esperança e positividade. A sua forma mais atuante de agir é proporcionando nostalgia, por meio de músicas, imagens e frases. Empresas que têm esse perfil preferem a estabilidade do mesmo, evitando grandes mudanças. Seus valores são simplicidade e respeito.
Arquétipo ideal para escolas, varejo de produtos infantis e profissionais da saúde que atuam com crianças, loja de produtos como sorvete e bebidas.
Explorador
Empresas com esse arquétipo se importam muito em valorizar a experiência do consumidor, sendo intenso e marcante. Fazem muito uso de histórias e aventuras. Transmite coragem e ousadia, provocam sentimentos de liberdade e curiosidade, instigando seus clientes a pensarem em novas possibilidades e dando coragem para experimentar algo novo.
Arquétipo ideal para marcas automotivas, hotéis, resorts, agência de viagens, museus, fitness.
Sábio
Fortalece a motivação para autoconhecimento e aprendizado. As marcas com esse arquétipo são conhecidas por sua assertividade e potencial analítico Transmite curiosidade, tranquilidade e confiança.
Arquétipo ideal para universidades, contadores, tecnologia, profissionais da saúde, igrejas.
Herói
Prezam pela justiça e pela rápida ação diante de um problema, visando o bem-estar social. Transmite força protetora, desafio e conquista. Se expressam por cores fortes e chamativas, marcadas por preto, vermelho, prata e cores neon.
Arquétipo ideal para academias, esportes, ONGs, advogados.
Fora da Lei
Este é o arquétipo revolucionário ou anti-herói. Tem a função de liberar paixões sociais que foram reprimidas, questionando dogmas e paradigmas. Geralmente, a marca que segue esse arquétipo está frequentemente se manifestando e se envolvendo com polêmicas.
Arquétipo ideal para empresas com viés político, lojas de roupas para jovens, cinema e teatro.
Mago
Transformação é a palavra-chave aqui! Também se relaciona com a sabedoria, mas de uma forma totalmente aplicada. Provocam sentimentos que empolgação, espanto, empoderamento e admiração. Afasta seus clientes e público do comodismo, apresentando-os uma nova realidade ou perspectiva.
Arquétipo ideal para cabeleireiros, maquiadores, estilistas, centros de estética, produtos farmacêuticos.
Cara comum
Com discurso e postura simples, busca proporcionar uma sensação de pertencimento em seu público, igualando seus consumidores em uma cultura que seja empática e familiar. Visa conversas com seus clientes por meio da própria cultura.
Arquétipo ideal para produtos alimentícios, roupas, restaurantes e petshops.
Amante
Comunicação que conecta e envolve, por meio de conhecimento, honestidade e paixão. Promove exclusividade e individualidade. Geralmente, produtos de alta qualidade e experiências personalizadas.
Arquétipo ideal para cosméticos, jóias, moda, bebidas, turismo.
Bobo da corte
Focado em divertir, é espontâneo, leve e lúdico. Marcas que seguem esse arquétipo tendem a promover relaxamento, uma vida mais leve e alívio do estresse cotidiano. Costuma se comunicar utilizando piadas inteligentes, ironias e descontração.
Arquétipo ideal para televisão, creches, bebidas, produtos de praia.
Prestativo
Focados em defender os interesses do público, marcas com essa identidade são conhecidas por seu perfil altruísta e generoso. Expressam seu desejo em servir o público por meio de dicas objetivas e comunicação empática. Foca em guiar projetos e suprir necessidades.
Arquétipo ideal para arquitetura, assessorias, médicos, ONGs.
Criador
Com o objetivo de elevar a autoestima de seus consumidores, geram um senso criativo nos seus clientes. Geralmente, não vendem um produto criativo, mas opções criativas entre tantas, permitindo que o cliente construa algo a seu próprio gosto. Proporcionam sensação de construção e satisfação.
Arquétipo ideal para móveis, construtoras, moda, decoração.
Governante
Ideal para marcas que estão em posição de liderança. Transmitem status de poder, glória e prestígio. São conhecidas por serem muito responsáveis, capacitadas e organizadas. Se comunicam empoderando seus clientes e oferecendo provas sociais de sua influência.
Arquétipo ideal para cartões de crédito, tecnologia, instituições financeiras.
Como usar os arquétipos
É importe que seja selecionado um arquétipo que sobressaia, porém mais um ou dois para acompanhá-lo. Desta forma, a comunicação da empresa não ficará rígida em uma linguagem só. O arquétipo principal deve combinar com o perfil pré-existente da empresa, assim ficará harmonizado. Quanto mais harmonizado o arquétipo estiver, maiores chances de alcançar seu o público-alvo e fidelizar.
Para utilizar da forma correta, é preciso estudar mais sobre os arquétipos da sua empresa. Verifique a forma de linguagem, tons e desejos que ele desperta no público. Conhecendo mais detalhes do seu perfil, conseguirá ter mais criatividade para trabalhar com ela de forma espontânea.