Até para aplicar cupons no Dia dos Pais é preciso ter estratégia! Não basta criar cupons de vários produtos de forma aleatória e divulgar. A seleção de produtos deve ser inteligente para que as pessoas realmente se interessem. Por isso, veja algumas estratégias para você começar a aplicar agora mesmo na sua loja física ou e-commerce!
Avaliar histórico
Para escolher os produtos adequados é preciso avaliar o seu histórico de vendas neste período do ano anterior. Se possível, avalie uns 3 anos para ver se esses padrões são recorrentes ou não. Se houver padrões, aposte neles para criar seus cupons. Escolha os produtos mais vendidos.
Pesquisa de concorrentes
Pesquisa de concorrentes não é espiar o que a loja do lado está fazendo ou como ele está anunciando. É analisar os maiores e mais fortes concorrentes que você tem, aqueles que são melhores que a sua empresa. Se for um negócio local, é a empresa mais forte do local, se for online é a empresa mais forte da sua categoria.
As empresas que estão na frente, se bem observadas, podem servir de atalho para você. Se inspire nos métodos que elas usam para crescer e construa algo diferenciado com essa base. Desta forma, você não andará em um caminho cego. Empresas grandes costumam fazer pesquisas profundas para dar cada passo, já que o investimento financeiro em cada ação é muito alto. Use isso a seu favor.
Produtos complementares
Apostar em cupons para produtos complementares é eficiente para estimular uma recorrência posterior. Por exemplo: Sua loja pode vender uma cafeteira que precise de uma cápsula exclusiva. Então, você oferecerá um cupom muito bom para esse produto e o cliente que comprar, continuará retornando à sua loja por meses ou anos para comprar as cápsulas de café. Esse método pode funcionar com diversos tipos de produtos e, até mesmo, serviços.
Foco no marketing
Aqui já foi escrito sobre como utilizar a emoção para conquistar o cliente, porém isso não é suficiente para garantir uma boa performance de vendas. O marketing também precisa ter o foco nas ofertas certas, aquelas que o público já está pré-disposto a comprar. Além disso, o marketing deve conter a sua melhor oferta do Dia dos Pais.