O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) se refere ao investimento médio em esforços para conquistar novos clientes. Geralmente, ele é calculado pelos gastos com as equipes de Marketing e Vendas.
Calcular o CAC é importante para entender quais decisões devem ser tomadas a curto e longo prazo. É, também, uma forma de evitar gastos não essenciais.
Como calcular
Primeiro, estabeleça um período em que fará isso. Geralmente, o calculo é realizado mensalmente, levando em consideração todos os gastos em Marketing e Vendas.
Após calcular as despesas, identifique quantos clientes você conquistou no período definido. Então, some todas as despesas e divida pelo número total de clientes. Veja o exemplo abaixo:
Exemplo: se os seus investimentos diretos em aquisição de clientes somam R$ 1.500 no mês, e com isso você conseguiu 15 clientes, o seu CAC será de R$100.
Como reduzir o CAC
Alinhar equipe de venda com a equipe de marketing é essencial para o processo de venda ser mais interligado, facilitando a passagem do cliente pelo funil de vendas. Assim, boa comunicação entre as equipes também vai gerar melhores estratégias.
Investir em automação permite que seu tempo seja gasto com planejamento e estudo, invés de gastá-lo com atividades rotineiras. Desta forma, poderá criar novas estratégias.
Definir metas é uma forma de manter o foco no objetivo correto. Isso guiará as estratégias e as prioridades a serem definidas. Além disso, é uma forma de medir a eficácia do que está sendo feito.