É a primeira vez que um consumidor entra em contato com o seu negócio, você sabe o que fazer para ele voltar e se tornar um cliente recorrente? Já sabemos que qualidade e preço devem combinar, mas o que fazer além disso? Veja abaixo.
Seja gentil e empático
É importante que o cliente perceba que você se importa com o problema que ele quer resolver. Então, mostre seu lado humano além do lado vendedor.
Se ele esta passando por algo que você já viveu ou se você já conhece alguém que já viveu isso, conte a ele como foi. Assim, construirá um vinculo de confiança.
Entenda o que ele quer
O cliente raramente quer o produto por si mesmo. Geralmente, o produto tem um sentido pessoal e afetivo para ele. Se um pessoa procura um produto de beleza, pode estar buscando por autoestima, então dê isso a ela no seu atendimento.
Conforto, agilidade, praticidade… São desejos ocultos (nem tão ocultos assim) por trás do produto/serviço que você oferece. Aprenda a ter sensibilidade para entender o que eles realmente querem.
Não seja só mais um
Se sua empresa for comum, não terá nada de especial que faça seu cliente voltar ou, ao menos, se lembrar dela. Você precisa destacá-la! Para isso, tenha um diferencial que combine com a sua identidade.
Esse diferencial geralmente está no ambiente, ao oferecer um chá, colocar um aromatizante no ar, fazer uma massagem (depende do serviço local), oferecer algum mimo… A lista é interminável. Apenas lembre-se de ter criatividade para oferecer algo interessante.
Participe de um clube de fidelidade
Participando de um clube de fidelidade, o cliente sentirá que vai ganhar algo a mais. É como se ele fosse presenteado por comprar algo com você.
Assim, os benefícios que você oferece não se limitam ao seu negócio, ultrapassando barreiras que muitos negócios ainda estão estagnados. O cliente sempre vai lembrar de você. afinal sabe que tem muito a ganhar.
Domine seu negócio
Seja um profissional seguro. A sua segurança será sentida por seu cliente, que confiará mais na sua capacidade. Não importa a área em que você atua, segurança e uma chave que abre muitas portas!
Estude, se mantenha informado e exercite a sua comunicação. Assim, poderá passar mensagens claras e seguras para o cliente que busca por você.
Não ignore o pós-venda
Esse é o maior erro de todos! Muitos profissionais se esquecem disso. O cliente precisa saber que você se importa com ele e que não foi gentil apenas para vender.
Então, se for possível, entre em contato com eles depois, seja por email ou pelas redes socais. Pergunte o que estão achando do produto/serviço e o que mais achar necessário.